segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Amar o próximo, de Wayne e Clay Jacobsen

Acaba de ser lançado o novo livro de Wayne Jacobsen, coautor do romance americano “A Cabana” e autor de “Por que você não quer mais ir à Igreja?” e “Deus me Ama”. Intitulado pela Editora Sextante como “Amar o próximo”, esta é a sua obra mais recente publicada no Brasil e fala sobre a possibilidade de vivermos amizades cristãs verdadeiras, mesmo em tempos de tanta superficialidade, inclusive dentro das igrejas.

O autor, que desta vez trabalha em coautoria com seu irmão Clay Jacobsen, continua no mesmo estilo de “Deus me Ama”, mas agora desbrava a área dos relacionamentos horizontais. Enfatizando a necessidade de relacionamentos autênticos como prática de um estilo de vida cristã original, os autores percorrem o Novo Testamento apresentando diversas referências onde os relacionamentos aparecem como um assunto de grande importância para Jesus e seus apóstolos.

Apesar de não ser um romance, e sim um livro de aconselhamento, Wayne permanece com seu estilo de contar histórias e testemunhos reais. Desta vez, desafiando o leitor a experimentar, mesmo que seja em pequenos passos, a possibilidade de envolvimento com o outro.

A obra que é dividida em quarto partes (Parte 1: Começando Internamente; Parte 2: Abrindo a Porta; Parte 3: Compartilhando a Jornada; Parte 4: Para Relacionamentos Maduros) foi escrita baseada em todos os mandamentos mútuos da Bíblia, onde aparecem os termos “uns aos outros”. Cada capítulo aborda um ou mais mandamentos e, ao final de cada um, os autores sugerem uma série de perguntas para discussões que podem levar a uma ótima sessão de terapia em grupo!

É importante ressaltar que a tradução para o português perdeu um pouco do sentido original. Além do título, que em inglês, tem muito mais impacto (“Relacionamentos Autênticos”), traduções de versículos bíblicos que trazem, por exemplo, “amar uns aos outros” são apresentados como “amar o outro” e o termo recorrente “one anothering” que significa “mutualidade” ou “reciprocidade” foi erroneamente adaptado para “solidariedade”.

Apesar disso, esse é um livro que pode até causar mais impacto do que o livro anterior, “Deus me Ama”, porque mexe diretamente com nossa prática diária. É leitura edificante e atual, tanto para leitores cristãos como não-cristãos, porque parte do pressuposto de que “não adianta dar aos outros aquilo que você não recebeu do próprio Deus”. E este é o motivo para os autores lançarem a base de que é necessário deixar o amor de Deus nos tratar internamente, para que exteriormente ele possa alcançar nossos irmãos.

Já no terceiro capítulo, um dos melhores, eles falam sobre o desejo de todos nós de termos “um lugar macio onde cair”, de desfrutar de amizades que possam nos amparar quando caímos ou fracassamos. Afinal, quem não gostaria de ter amigos verdadeiros que, apesar de nossos pecados e fraquezas, nos trarão graça ao invés de mais condenação? Usando o exemplo de Jesus e a mulher pega em adultério (Jo 8.11), somos convidados a ser um lugar macio e seguro para o nosso próximo através da arte do perdão e a deixar de lado o medo de relacionamentos.

___________________________________________________________
AMAR O PRÓXIMO
Aprendendo a criar relacionamentos significativos
Wayne Jacobsen e Clay Jacobsen
Editora Sextante
1 Edição, 2011
R$ 20,00

Quero comprar!

0 comentários:

Postar um comentário