quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESCREVER MELHOR - algumas dicas


Algumas dicas importantes

TODO TEXTO É UMA AFIRMAÇÃO
Apesar de um texto conter muitas frases, ele é apenas “a afirmação de uma ideia/ de um pensamento”. Antes de escrever pense: “Qual a minha afirmação principal?”. Depois de respondida a pergunta, tente escrever focando seu pensamento principal.Muitas pessoas se perdem na hora de escrever porque atiram para muitos lados. “Escolha um lado e gaste a maioria de suas balas atirando nele!”

MERGULHE NO ASSUNTO
Muitas pessoas têm dificuldade para escrever porque não sabem sobre o assunto que estão escrevendo. Mas quando o escritor entende do assunto ele escreve rápido, com clareza, certeza e, principalmente, prazer. Na hora de escrever, sempre opte por um assunto que você domina. Se não houver esta possibilidade, mergulhe nele até estar seguro.

PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO? (Imaginar o leitor é essencial)
O estilo do texto é determinado de acordo com o leitor. Se o público-leitor é formado por pessoas experientes, você pode usar palavras mais rebuscadas e não se preocupar em dar muitas explicações. Mas se seus leitores forem pessoas sem muito nível de leitura, você precisará explicar melhor, ser simples, claro e objetivo.

E lembre-se: “Simplicidade é a sofisticação máxima!”. Não force ser rebuscado, o melhor texto é aquele que todo mundo consegue entender.

CONVERSAR E ESCREVER
Apesar de diferentes, conversar e escrever são ações semelhantes. Em uma conversa você nunca começa afirmando algo sem contextualizar e comprovar o que você está afirmando. Na hora de escrever os padrões são os mesmos! Seja lógico. Não comece do nada, nem termine no nada.

- contextualizar: toda vez que você falar de um assunto que não é comum a todos procure apresentar o contexto dele. É preciso, antes de tudo, localizar o leitor no assunto e sempre é bom fazer isso no começo do texto.
Exemplo: O assunto é "Macarronada"
"Quem não gosta de uma macarronada? Presente há décadas na mesa do brasileiro, a macarronada é o segundo prato mais comido no país do feijão com arroz. Apesar de ser italiano, o prato que fez a cabeça do Brasil... "

- comprovar (argumentar): seja lógico, você precisa comprovar suas afirmações. Esse é um dos aspectos mais fortes de um texto dissertativo. Fatos, versículos bíblicos e opiniões de pessoas que entendem do assunto são sempre bons argumentos.

RESPIRE! (E deixe seu leitor respirar)
Se em uma conversa você respira entre as afirmações, no texto é a mesma coisa. Você precisará usar recursos como: vírgulas, ponto final e ponto e vírgula, para não matar seu leitor. “Duas frases curtas sempre é melhor do que uma frase longa!”

NÃO MUDE DE CANAL REPENTINAMENTE
Entre uma frase e outra precisa, sempre, haver ligação. Não mude de assunto repentinamente. Só mude de assunto ou de enfoque quando for começar outro parágrafo.
Uma boa dica é: antes de escrever planejar qual será o enfoque de cada parágrafo.

CUIDADO COM A REPETIÇÃO
Evite repetir palavras, procure por sinônimos. Por via das dúvidas, use o bom e velho dicionário. Mas o word também pode ajudar:
(crtl +L) = digite uma palavra e localize quantas vezes ela se repete no texto
(clicar com o botão direito no mouse na palavra, escolha “sinônimos”) = o word te dará algumas opções

DE ONDE SAIU ESSA IDEIA?

Não tem problema usar afirmações e ideias de outras pessoas em seu texto. Mas procure ser ético indicando de onde você as retirou. Sempre diga de quem são as ideias e afirmações originais. Existem diversas opções para fazer isso.
Dentro do Texto:
- usando aspas (Ex: Como certa vez comentou Lutero: “realmente, a justificação é pela fé”.
- usando depoimento indireto (Ex: Segundo Lutero, a justificação é realmente pela fé pois a Bíblia é muito claro sobre isso, embora a igreja não seja.
Fora do Texto:
- Nota Introdutória (Ex: Este texto foi escrito baseado na aula de José Almeida sobre Filosofia Medieval).
- Nota de rodapé ( Ex: Coloque um *, e no final do texto coloque a nota explicando de onde você tirou aquela afirmação)

LEIA, RELEIA, LEIA E RELEIA
Nunca torne público um texto se você não leu (e releu) ele por inteiro depois de ter escrito. A revisão final feita, primeiramente, por você é o passo mais importante de todos, depois de ter escrito. Ponha-se no lugar do leitor. Confira se as frases estão bem encaixadas. Nunca divulgue um texto escrito por você, se você mesmo não foi convencido por ele! Escrever bem exige excelência.

POR FIM... ESCREVA, ESCREVA e ESCREVA!
Realmente, só se aprende a escrever escrevendo. Procure escrever sempre. Textos longos ou curtos. Descubra novos gêneros literários e novas possibilidades, mas sempre escreva!

Carolina Sotero

2 comentários:

vania disse...

Como isso vai me ajudar de agora em diante...valeu Carol! Muito bom, e obrigado!

Elas em Foco disse...

Muito bom Carol. Obrigada pelas dicas!

Postar um comentário