Na obra, Pierce usa o exemplo dele e de sua congregação para apresentar ao leitor o aspecto essencial da igreja: um refúgio transformador para uma sociedade em decadência. Começando com sua parábola preferida, a do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), o autor nos abre os olhos, apresentando Cristo como o samaritano. Rejeitado pelo seu povo, ele passou pela Terra e viu os rejeitados e excluídos da vida, e tratou de levá-los para uma hospedaria, até que, em breve voltasse. Segundo Pierce, essa hospedaria é a igreja, que recebe e cura os irmãos feridos que ficaram à beira do caminho.
Ele usa mais de 150 páginas, cheia de testemunhos e histórias bíblicas, para transmitir a simples verdade de que Cristo nos alcançou, e nisso há poder suficiente para alcançarmos nossos irmãos. Unindo paixão por Cristo e compaixão pelos outros, a obra nos chama de volta à nossa identidade de “embaixadores do amor e da misericórdia de Cristo, guardiões de nosso próximo”.
Apesar de estimular o trabalho das congregações em suas localidades, a leitura é também extremamente rica para nos inspirar individualmente. O autor anuncia o levantamento de uma geração como José, que, apesar de solitário, sonhou e agiu no seu tempo, abençoando e saciando a fome dos seus irmãos através da sua justiça.
Este é um tipo de livro que talvez incomode muitos de nós que estamos acomodados com a vida cristã estéril. Mas é uma leitura essencial para ajudar a perder o medo de amar o próximo à beira do caminho. No final da obra, há testemunhos inspiradores e um recheado apêndice de dicas e sugestões práticas para uma igreja que deseja ser mais atuante no indispensável ministério de ação social.
________________________________
ALCANÇANDO OS NECESSITADOS
Como a igreja pode criar um programa de ação social e desenvolver-se de forma prática no amparo às pessoas necessitadas
Bart Pierce
Editora Betânia
1 Edição, 2003
R$ 12,00 (preço promocional)
0 comentários:
Postar um comentário