domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quanto vale uma trufa?

Foi em Julho de 2007 que minha mãe tirou do papel a idéia de fazer trufas. Era só mais uma das milhares de iniciativas para ganhar um dinheirinho extra. Mas não é que a coisa deu certo! No início foi difícil, trabalhar com chocolate requeria alguma experiência na cozinha – o que não tínhamos. Mas só foi preciso uns dois, três meses para alavancarmos com a “Dalurde, trufas e bombons”. O nome é em homenagem a minha avó Maria de Lurdes, ainda viva, sem nenhuma receita secreta e sem habilidades no ramo da doçaria.

A partir dai a lista de sabores foi crescendo e a criatividade aumentando. Começamos nos tradicionais: Morango, Brigadeiro, Coco, Bem Casado, Cereja. Até chegarmos as de nomes estranhos e sabores inusitados: Bicho de Pé, Milho, Caipirinha, Paçoca, Marshmallow, Biscoito, Olho de Sogra, Whisky, Banana. É claro que caiu na boca do povo e assim fomos conquistando clientes e amigos.

A nossa fábrica de chocolate é pequena, só somos três. Uma mãe e duas filhas. Que enquanto recheiam as trufas conversam sobre a novela, riem de velhos acontecidos, brigam por causa do atraso, contam piadas para disfarçar o cansaço. Quantas histórias já compartilhamos na mesa cheia de bombons? Não se pode contar. Enquanto preparamos trufas nossa família se desenvolve, cresce a cada dia. Tudo que fizemos e vendemos, até hoje, foi à base de relacionamento.

Depois que ficamos craques em chocolate, chegamos a dar aulas. Ensinamos às amigas como fazer trufas e como isso seria rentável. Com o dinheiro dessa empresa que deu certo eu pude viajar, aprender a economizar e ajudar nos custos da casa. Compramos um novo microondas, um novo guarda-roupa e aprendemos muita coisa além de temperar chocolate.

Caso alguém queria saber, nossa trufa custa R$ 1,30, mas não há preço que pague tudo o que fizemos e fomos nesses três anos na nossa cozinha!

Escrito em Agosto de 2009

0 comentários:

Postar um comentário