terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Por que ninguém quer ir mais à Igreja?

- Sei que encontrei a verdade e a fome de Deus numa congregação bem parecida com esta – comentou Laurie.
- Mas ela satisfez sua fome, Laurie?
- Na época eu pensava que sim. Olhando para trás, acho que fiquei meio frustrada quando essa fome despertada em mim não foi satisfeita. Então achei que a culpa era minha por não estar entendendo ou me esforçando o suficiente.
- É isso o que acontece quando uma instituição procura fazer o que não tem condições de realizar. (página 172)

Quando um assunto começa a ser tema central de livros ou está muito na mídia, tenho lá minhas preocupações. Penso que pode ser apenas um vendaval que vem e passa, como uma onda que Deus promove, mas que os homens criam supostas respostas impedindo-a de nos atingir.

Vejo que os cristãos já começaram a falar sobre igreja nas casas ou novas alternativas em relação ao sistema religioso atual. De fato, o debate surgiu devido às inúmeras insatisfações com a igreja que se vive nos dias de hoje e quem bom que as dúvidas começaram a surgir. Tenho certeza de que Deus pode responder a cada uma delas e apresentar-nos seu Filho no meio disso tudo.

Mas foi acompanhando o vendaval do tema e o sucesso das obras de ficção americanas, que a Sextante lançou recentemente Por que você não quer mais ir a Igreja?, de Wayne Jacobsen (o mesmo de A Cabana) e Dave Coleman. O livro de 208 páginas e capa desejável, conta a história de um pastor denominacional que encontra no seu caminho com um homem apaixonado por Jesus. Este homem é João, um cara de discurso fascinante e paixão intensa pela pessoa de Jesus, além de um mistério a ser descoberto. Depois de algumas conversas com seu novo amigo e momentos de frustração e desespero, o pastor Jake Colsen passa a reconsiderar algumas verdades sobre o que é ser igreja.

Não se trata de mais uma resposta doutrinária ou mais uma acusação contra a denominação. O livro vem a nós como uma história que nos diz respeito, sofrimento de Jake de alguma forma já foi ou é o nosso. A história consegue fazer o leitor repensar francamente se a atual estrutura que chamamos de igreja tem de fato ajudado os cristãos na sua trajetória de relacionamento com Deus e comunhão com os irmãos.

Depois de tantos questionamentos, é obvio que na cabeça de Jake muitas perguntas começam a surgir. “Então, o que é Igreja? Devemos nos reunir regularmente? Como edificar uns aos outros? Como se reunir? Como identificar apóstolos? Como encontrar verdadeiros líderes?” Jacobsen e Coleman propõem respostas muito simples e desmistificadas. A obra mostra o quanto ser igreja e conhecer a Deus é simples.

É claro que as cartas do Apóstolo Paulo nos revelam doutrinas a respeito da vida da Igreja, contudo, elas parecem dar muito mais luz à busca por conhecer a Deus e a confiança que devemos ter nele do que qualquer outra coisa. Nossas regras, atalhos e programas só nos têm levado ao fracasso. A verdade é que os cristãos estão cada vez mais querendo se colocar no lugar de Jesus. Queremos construir sua igreja, organizá-la, mantê-la e até edificá-la. Precisamos acreditar, definitivamente, que Ele é melhor do que nós. E finalmente confiarmos na sua ação, de que ele vivificará e cuidará da sua igreja, e fará isso bem melhor do que nós!

Para quem anda insatisfeito com as reuniões nos prédios e até para aqueles que não têm visto progresso nas reuniões caseiras, a obra é uma boa indicação. Enquanto lê, deixe-se surpreender com a notícia que Igreja é, acima de tudo, relacionamento.

Por que você não quer mais ir à igreja? –
uma história sobre o verdadeiro sentido do amor de Deus.

Wayne Jacobsen e Dave Coleman
Editora Sextante

0 comentários:

Postar um comentário