quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FOME POR DEUS


"A terra natal do jejum cristão é a saudade de Deus. No verão de 1967, completava um ano inteiro que eu estava apaixonado por Noel. (...) Aconteceu no verão antes do meu último ano na universidade. Eu estava trabalhando como instrutor num acampamento cristão na Carolina do Sul. Ela estava a centena de quilômetros longe dali trabalhando como garçonete. (...) Todos os dias eu escrevia-lhe uma carta e falava da saudade. No final de todas as manhãs, um pouco antes do almoço, havia entrega de cartas. Quando eu ouvia meu nome e vai o envelope cor de lavanda, emu apetite sumia. Ou, mais precisamente, minha fome por comida era substituída pela fome do meu coração." pg. 15

O livro que chegou no Brasil em 2006, não é uma obra muito fácil de ser encontrada nas livrarias. Mas se for achada, a melhor opção, sem dúvida, é adquirí-la. Traduzido e publicado pela editora Cultura Cristã, "Fome por Deus", de John Piper, é um livro sobre jejum. E pode-se dizer, certamente, que sua mensagem diverge da maioria das literaturas sobre o tema.

Sem nenhum método para prática da abstinência ou teorias comuns sobre o assunto, Piper traz uma abordagem revolucionária (e bíblica) do verdadeiro sentido do jejum. Para os que, até hoje, não entendem muito bem o motivo e necessidade de se jejuar, ou até para aqueles que jejuam apenas para "libertação dos desejos da carne", o livro é como água no deserto, ou melhor, um prato cheio para quem está com fome.

Não sei se você já se deu conta, mas boa parte das religiões praticam o jejum, o que não caracteriza o jejum como uma exclusividade cristã. No livro, Piper mostra que esta prática é comum, inclusive, em casos políticos e de protesto. Mas então, o que diferenciaria o jejum cristão de todos os outros?

Ainda na base, de glorificar à Deus - ênfase constante do autor em seus livros e pregações - Piper alega que o verdadeiro jejum cristão é aquele que anseia pela volta de Jesus. Onde aqueles que o praticam o fazem sentido falta do Noivo.
"Jejum é uma expressão física do desejo ardente do coração pela volta do Rei", frase do autor. Baseado em Mateus 9:15 [Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o Noivo, e nesses dias hão de jejuar], ele fala sobre a necessidade de sentir tanto a presença como a ausência de Cristo e de como a Sua volta é a base do cristianismo e de suas práticas, incluindo o jejum. Jesus espera que os seus amigos sintam a sua falta, Ele mesmo falou que eles jejuariam em protesto pela ausência física de Cristo na Terra.

O autor não deixa de falar sobre a legitimidade do jejum como forma de protesto e disciplina espiritual para submissão da carne e da alma, mas enfatiza que o verdadeiro foco do cristão deve ser seu ânseio por Jesus e, principalmente pela sua Volta.

Usando o exemplo do povo de Israel, que foi provado por Deus ao receber o maná (a abundância) e passar fome no deserto (a escassez), Piper ilustra a obra que é cheia de explicações doutrinárias e esclarecimentos sobre falsas realidades à cerca do jejum. Os últimos capítulos são dedicados à questão do aborto e dos pobres, uma excelente visão prática para os praticantes da espiritualidade.

A obra que é essencial para todo cristão que está buscando uma vida genuína, nos leva à conclusão de que muitos de nós andamos comendo na mesa do mundo e acabamos sendo impedidos de sentir a verdadeira fome - a fome por Deus.

FOME POR DEUS
John Piper
Editora Cultura Cristã, 2006.
leia a sinopse




0 comentários:

Postar um comentário